Ronald Fonseca | Tecladista, compositor e produtor musical

Perfil

Ronald Fonseca da Silva, 34 anos, casado a 12 anos com a advogada Viviane da Costa Guimarães Silva com quem tem um filho, Igor Guimarães Silva.

Filho do pastor batista Cícero Pereira da Silva, advogado, professor de filosofia e teologia, e de Ruth Fonseca da Silva.

Desde muito cedo, antes de completar o seu primeiro ano de vida, já demonstrava talento para a música. Certa vez, seu pai estava sentado na cama tocando um violão e cantando um hino do cantor cristão. De repente, ele foi surpreendido com o som de uma voz infantil que vinha lá do berço ao lado de sua cama, solfejando a melodia do refrão daquele hino.
Assim começou a carreira de Ronald Fonseca.

Incentivado pela família, sempre esteve envolvido com a música na igreja. Primeiro era na base da brincadeira, fingindo com um pedaço de madeira que era o guitarrista do grupo de louvor. Assim que começou a aprender os primeiros acordes no violão, instruído por seu pai, passou a fazer parte dos grupos musicais daquele ministério.

Logo o seu interesse pelo violão foi dando lugar ao piano, instrumento que iria fazer com que ele viesse a se descobrir e evoluir musicalmente. Apesar de tocar algumas músicas, sem freqüentar nenhuma aula, resolveu se aperfeiçoar naquilo que gostava de fazer: tocar o seu teclado.

Começou com a Dona Neiva que era sua vizinha e depois estudou no Ian Guest, complementou seus conhecimentos musicais com a pianista e amiga Delia Fisher, UniRio (licenciatura em música) e em maio de 2000 ganhou uma bolsa de estudos para a Berklee Colege of Muisc nos Estados Unidos.

Aos 16 anos começou a trabalhar de forma profissional com a música. Produziu, arranjou, acompanhou e participou, em centenas de CDs, DVDs e eventos. Entre eles alguns dos nomes mais conhecidos do mercado fonográfico evangélico como: Altos Louvores, Sérgio Lopes, Marquinhos Gomes, Eyshila, Rose Nascimento, Carlinhos Félix, Nelson Ned, Melissa, Pra. Ludimila Ferber, Pamela, Ministério Unção de Deus, Ministério de louvor Toque no Altar, etc… Foi diretor musical da gravadora Zecap Gospel e atualmente se dedica ao Ministério Trazendo a Arca e as produções em seu estúdio.

Em seu ministério (profissão), foi ganhador de vários prêmios tanto no que se diz respeito a produção e arranjo como composição e execução. Três dos CDs produzidos por ele foram indicados ao Grammy Awards como melhor CD cristão em língua portuguesa.

O CD Toque no altar foi o ganhador de vários Troféus Talento (a maior premiação da musica gospel brasileira) entre eles o de melhor CD independente – produção Ronald Fonseca.

No ano de 2005 o CD Deus de promessas foi indicado em várias categorias e algo inusitado ocorreu neste ano. Ele concorreu com ele mesmo na categoria musica do ano com as músicas: Deus de promessas e Fala Deus, composição de sua autoria que esta no CD do Ministério Unção de Deus. A música Deus de promessas veio a ficar com o título de música do ano. Ao todo foram 6 estatuetas entre elas a de compositor do ano e musica do ano.

“Todo homem tem a sua história. Este é um pedaço da minha. De todas as coisas que me vem à cabeça quando relembro alguns destes fatos, a que eu tenho mais certeza é que Deus é fiel. Uma das coisas que eu mais admiro no caráter de Deus é a sua fidelidade, pois, mesmo quando somos infiéis, Ele é fiel para cumprir aquilo que prometeu. Por isso eu dou graças a Deus por tudo. As inúmeras experiências serviram e continuam a servir para moldar o meu caráter e me fazer um crente melhor, um homem melhor, um marido melhor, um pai melhor, um filho melhor.”
Ao Senhor Deus, toda honra, toda glória, todo louvor, toda a adoração, toda exaltação!

“O que adianta ter as riquezas deste mundo, ou ser honrado por todos se eu não estiver perto de ti.”

“Se alguém quiser se orgulhar de alguma coisa, orgulhe-se em conhecer e entender a Deus.”
Jr. 9:2